Família Luz da Vida

História da Comunidade

“Ungidos por Jesus para ser Luz,
Luz da Vida, Ele é o nosso Deus, nosso Redentor!”

A Luz da Vida, Comunidade Católica de Evangelização, uma obra do coração do Pai, teve seu chamado no Grupo de Oração JUSC. O JUSC, Jovens Unidos a Serviço de Cristo, foi fundado em 1º de outubro de 1994, na Igreja Nossa Senhora da Conceição (Matriz de Campinas). Três meses após a sua fundação, o leigo Luiz Antônio de Paula, assume a coordenação. Dessa forma, os carismas passaram a ser a nova realidade da espiritualidade do Grupo, enraizando-se na alegria do louvor e numa busca radical pela santidade. Os cursos de formação, seminários, acampamentos de oração, vigílias, adoração e a busca constante dos sacramentos, fortaleciam a fé dos membros do Grupo preparando-os para uma vocação específica na Igreja.

Em fevereiro de 1996, a partir de um encontro do Luiz Antônio com o Pe. Luiz Augusto, pároco da Paróquia Sagrada Família, inicia-se uma aproximação entre ambos, e este sacerdote passa a ser o diretor espiritual do JUSC. Crescia uma amizade regada no desejo de servir a Deus, alicerçada numa sede de descobrir a plenitude de suas vocações. Um ano depois, nascia a Equipe de Serviço do Grupo de Oração com o pastoreio e acompanhamento do Pe. Luiz Augusto.

Com o passar do tempo, crescia no coração dos integrantes do grupo uma unidade fraterna que os impulsionava a viver, com autenticidade e urgência, uma vida mergulhada na pessoa de Jesus Cristo, na radicalidade do Seu Evangelho, na busca pela santidade e no uso dos dons do Espírito Santo.

Em julho de 1997, durante uma pregação, o coração do Luiz Antônio sentiu-se atraído a se abandonar na vontade de Deus, mesmo que essa fosse desconhecida, em sua plenitude. Nascia um chamado à vida consagrada. Na Equipe de Serviço, na época com 47 membros, Deus suscitou a vocação à Vida Comunitária.

Em setembro de 1997, durante uma vigília do núcleo do Grupo de Oração, após uma forte experiência de oração, o Senhor inspirou no coração do Luiz Antônio, o nome da Comunidade: LUZ DA VIDA. Fomos chamados a ser luz – “Ungidos por Jesus, para ser Luz”.

Já em novembro de 1997, após uma experiência em um acampamento de oração na Canção Nova/SP, Deus revelou sua urgência: “uma comunidade para Goiânia”. Era uma realidade do Reino de Deus, mas Ele precisava do sim daqueles que escolhera. A oração era o nosso alimento, não sabíamos a dimensão da vontade do Pai, mas com ousadia íamos dizendo ‘sim’ ao Seu plano de amor.

No dia 14 de dezembro de 1997, dia de São João da Cruz, acontecia na Paróquia Sagrada Família uma reunião de profunda oração e experiência de Deus. Sua grande promessa da vida comunitária foi feita: “a alegria de vivermos como irmãos só irá acontecer, verdadeiramente, com a entrega total a Deus, por meio de uma renúncia constante da nossa própria vontade.” Decidimos então qual estado de consagração iríamos pertencer: comunidade de vida ou aliança.

O Senhor abria os caminhos para a realização do Seu projeto. A providência divina se manifestava no empréstimo de uma chácara onde se tornou a nossa sede. Dia 1º de fevereiro de 1998 a Comunidade Luz da Vida, com 22 membros na comunidade de vida e 21 na comunidade de aliança, faz seu primeiro compromisso de Consagração.

BREVE HISTÓRICO

1994

Ano em que o Fundador, Luiz Antônio, tem a sua primeira experiência com Deus. Ele retoma sua fé católica e ingressa no grupo de oração JUSC, do qual nasceu a Comunidade Luz da Vida.

1996

Deus une no mesmo Grupo de Oração aqueles que seriam os primeiros consagrados Luz da Vida. Experiência do Fundador com o Sagrado Coração de Jesus, fonte do carisma Luz da Vida.

1997

Nasce a Comunidade (14 de Dezembro – dia de São João da Cruz) – desafios, membros principiantes na caminhada, impulso do Espírito Santo para uma vida doada ao Reino de Deus. Alegria sobrenatural da vida comunitária…
O Espírito Santo na alma eucarística de Jesus!!!

1998 a 2009

Leitura da vontade de Deus acerca de um novo Carisma para Igreja de Cristo por meio dos frutos, dos primeiros vocacionados, das primeiras casas; evangelização inovadora, acompanhamento das famílias, intensa missionariedade, fundação de projetos sociais; Carisma selado no céu pela ressurreição de um jovem consagrado da Comunidade e do filho do Fundador. .. Surgimento e acolhimento das primeiras Irmãs na Comunidade – presença da Vida Consagrada enriquecendo a dimensão laical, e diferenciando esta Nova Comunidade de outras agregações de fieis leigos. A Chama de Amor que arde no coração de Jesus nos envia para a missão!
Sede na sede de Jesus!

Aprofundamento nas purificações… Tempo de dor, de perdas, de renúncias, momentos cruciais em nossa história… Momentos fundamentais para formação e despertar de nossa identidade carismática. Pessoas importantes deixaram suas marcas profundas e auxiliaram para riqueza de nossa Fundação. Destacamos a pessoa do Pe. Luiz Augusto, entre diversos outros, os quais somente o Coração de Jesus dará a compreender os Seus desígnios diante dos diversos acontecimentos providenciais. As cruzes deram origem a brilhantes inspirações!

Projeto Lançai as Redes – uma proposta inovadora, desafiadora e fervorosa!

Novos missionários… Novas vocações… Novos eventos de evangelização… Novos corações, novas almas, novo olhar para o povo de Deus… Avançar para as águas mais profundas…
Anunciar o Evangelho, o amor que une, com a própria vida, testemunhando a alegria de ser família do céu aqui na terra!

2013 a 2014

Fundador Luiz Antônio coração insatisfeito… alma inquieta e sedenta na busca da vontade de Deus para o Carisma. Lança-se em profunda oração!

Neste ínterim distintas situações nos alcançaram – mais sofrimentos, mais desafios, mais vitórias e lutas para que a evangelização acontecesse. As Irmãs, após doloroso processo, assumem o chamado à Vida Religiosa e se separam da Casa dos demais leigos – surgem as Irmãs Servas da Transfiguração do Senhor:

O olhar amoroso de Maria para com os pobres

“O próprio Espírito suscitou na ‘Unção Luz da Vida’ uma sede insaciável na alma dos consagrados de buscar a plenitude da vontade do Pai:

“‘[…] a fim de possais, com todos os cristãos, compreender qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, isto é, conhecer a caridade de Cristo, que desafia todo conhecimento, e sejais cheios de toda plenitude de Deus’ (Ef 3, 18-19)” (Estatuto CLV).

2015 a 2016

Iluminar as trevas do mundo com o brilho da santidade!
Experiência forte do Fundador com o amparo de Deus diante da própria vida espiritual… Cuidado de Nossa Senhora o faz voltar ao essencial, às origens de seu chamado e missão. O tesouro da vida espiritual lhe é confiado. Reencontro com o sentido da vocação e missão. Novos rumos para o Carisma Luz da Vida.

A descoberta da ascese como meio para Perfeição Cristã – riquíssimo tesouro espiritual à nossa disposição – As vias do Progresso Espiritual – a contemplação é possível, inclusive aos leigos – a santidade é para todos (Concílio Vaticano II)!

A santidade é para todos, a Perfeição cristã, o progresso espiritual, a contemplação é para os pais e mães de família, para os profissionais liberais, os trabalhadores das mais diversas atividades podem e devem buscar progredir espiritualmente, se santificarem e contagiarem os que estão ao seu redor com a beleza da vida em Cristo.

Surgem os Irmãos Servos da Divina Misericórdia – homens sedentos por serem consagrados a Deus inteiramente pela força do carisma Luz da Vida.

Santidade e Sabedoria

Convictos de que o conhecimento acende o desejo de santidade, a sua excelência, os seus efeitos e a sua fecundidade entendemos que devíamos estimular a prática do estudo. Assim, buscamos formar grupos de estudos para alcançar pelas vias da ascese, da dedicação, da aplicação ao estudo (Filosofia, Teologia, Adolphe Tanquerey, Garregou La Grange, Santo Tomás de Aquino, Santa Teresa de Ávila, São João da Cruz, São Francisco de Sales, etc.) a vida de perfeição cristã.

luz da vida logo branca

Contato: (62) 3247-2000
WhatsApp: (62) 99180-9801
E-mail: [email protected]

Endereço: Rua C 16 – Vila Canaã, Goiânia – GO
CEP 74453-560
CNPJ: 02.812.043/0001-05

Cadastre-se para receber nossos informativos

Inscreva-se em nossas Redes Sociais